A maioria das decisões empresariais são tomadas dentro de um contexto conturbado onde as informações são imprecisas e cheias de subjetividades, alterando o curso dos resultados. Uma frase do famoso autor de teatro inglês, William Shakespeare, resume muito bem a importância de ter estratégia sólida
“Todos os caminhos estão errados quando você não sabe aonde quer chegar”.
Todo empreendedor já ouviu falar que uma das formas para alcançar o sucesso é ter competitividade, qualidade e uma ótima estratégia comercial. Apesar de ser um assunto muito popular, ainda é considerado um tema confuso para a maioria, de com pouca relevância diante de todos os desafios que encontramos ao iniciarmos um negócio.
Em nosso ponto de vista o planejamento estratégico é melhor caminho para alcançar os resultados esperados. E para transformar o “pensamento estratégico” em ações concretas, será necessário à três perguntas básicas:
Se ainda não souber as respostas para essas três perguntas, é porque a sua empresa não possui uma estratégia clara, sólida e bem definida que te levarão ao sucesso. Toda organização possui uma estratégia, mesmo que implícita, com definições simplistas de onde quer chegar.
Com nossa experiência vamos disciplinar esse “pensamento estratégico” transformando-o em ações concretas e eficazes para usar, de forma eficiente os recursos existentes, reestruturando setores da empresa, executando ações marketing e relacionamento mais eficientes, controlando as finanças com uma gestão administrativa sólida, política de pessoal, elaborando métricas e indicadores mais precisos eliminando as subjetividades para maximizarmos os resultados.
Nossa metodologia é adaptada às condições da empresa levando em conta o ambiente onde está inserida. Os métodos, etapas e ações desenvolvidos pelo nosso time de especialistas, consistem em uma sequência lógica e quando implementada corretamente levará a empresa a obter grandes resultados. Neste caso ela será definida como sendo “um conjunto de decisões e ações relativa à escolha dos meios e articulações dos recursos para atingir o objetivo”.
Para definição do planejamento estratégico seguimos as etapas:
Para um planejamento eficiente, realizamos uma avaliação na empresa usando como modelo referencial “Estratégias Competitivas”. Neste modelo de análise determinamos o grau de concorrência no segmento (fatores externos) em conjunto, uma avaliação das cinco forças competitivas básicas:
Para a análise interna realizaremos um check list de todas as funções da empresa, identificando os pontos fortes e fracos, para identificar as vantagens competitivas, ou seja, a capacidade da empresa em controlar os processos partindo a administração até produção.
Com esta análise determinaremos os fatores-chaves para a preparação do plano de negócio, o qual definirá os caminhos a serem percorridos.
Etapa 6 - Mecanismo de controle e acompanhamento
Monitoramento e controle das ações executadas.
A empresa deve usar mecanismos que permitam o monitoramento e controle das atividades. Relatórios e dashboards personalizados, métricas de desempenho e atividades bem definidas, todos esses pontos devem ser controlados por um sistema que nos permita identificar com antecedência os desvios e desta forma alcançaremos os resultados planejados.
Conclusão
A utilização de sistemas para monitoramento e controle terão um papel fundamental e necessário para identificar os possíveis desvios, além de nos permitir intervir de forma rápida e eficiente, conheça nossas soluções.
Nosso processo é lógico e sistemático, com nosso time de especialistas, criaremos um planejamento estratégico de acordo com seus objetivos.
Agora que já vimos como um bom o planejamento estratégico deve ser elaborado, como saber se seu planejamento está de acordo com seus objetivos?
Consulte nossos especialistas e solicite uma avaliação, que te ajudaremos a colocar sua empresa no caminho certo.